UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO


“Em todo o mundo, a situação das mulheres é pior do que a dos homens pelo simples facto de serem mulheres. A realidade é ainda pior para as mulheres que pertencem a minorias, mulheres idosas, mulheres portadoras de deficiência, migrantes e refugiadas.

Tal acontece porque a igualdade de género é, fundamentalmente, uma questão de poder. Séculos de discriminação e de patriarcado profundamente enraizado criaram uma enorme disparidade de poder entre géneros nas nossas economias, sistemas políticos e empresas. Há provas disso por todo o lado.

António Guterres / Secretário Geral da ONU

A Profª Doutora Filipa Subtil é doutorada em Ciências Sociais (especialização em Sociologia Geral) pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É professora coordenadora na Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL), onde lecciona, actualmente, entre outras unidades curriculares, Sociologia da Comunicação e Metodologias de Investigação aplicadas ao estudo do Jornalismo, Projecto/estágio/dissertação em investigação aplicada. Entre 2009 e 2012, foi conferencista convidada no Mestrado Migrações, Inter-Etnicidades e Transnacionalismo, na unidade curricular de Comunicação Intercultural, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. É, desde 2024, investigadora integrada do LIACOM. É especialista da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

A Profª Júlia Leitão de Barros é doutorada em História pela FCSH / UNL. É coordenadora da secção de Estudos Media e Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, onde leciona, desde 1997, História dos Média. É investigadora do Instituto de História Contemporânea da FCSH.

FOTOS DO EVENTO


Discover more from Mora Mundus Associação

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

Trending